Macarrão à bolonhesa

Esta receita de macarrão com molho bolonhesa é a ideal para servir num almoço em família ou numa festa infantil, pois é uma receita fácil de mastigar e muito apreciada por crianças e adultos.

Ingredientes para fazer esparguete à bolonhesa ou macarrão

250 gramas de macarrão, esparguete ou outra massa a gosto;

Polpa de tomate (caseira ou de supermercado);

Quatro dentes de alho moídos;

Uma cebola descascada;

Duas folhas de louro;

Óleo de oliva (azeite em Portugal);

Sal a gosto;

1,5 dl de vinho branco;

Uma lata de cogumelos (opcional);

Pimenta do reino;

Meio quilo de carne picada;

Queijo ralado.

Modo de preparo da receita de macarrão com molho bolonhesa:

1. Deve começar por pegar numa panela, deitar água e esperar que a água fique fervente, depois deve juntar um pouco de óleo de oliva (o mesmo que azeite em Portugal) e sal. Poderá agora colocar o macarrão (ou esparguete) e deixar cozinhar durante aproximadamente dez minutos.

2. Escolha agora outra panela maior e comece a preparar o refogado. Deverá fritar o alho e a cebola no óleo de oliva (azeite) e adicionar o louro. Quando a cebola começar a ficar macia e transparente, deve juntar a carne moída e mexer até estar mudar de cor.

3. Depois deve juntar o vinho, a polpa de tomate, a pimenta e retificar o sal. Para quem gosta, pode adicionar também a lata de cogumelos.

4. Em fogo (lume) médio deve deixar cozinhar por dez minutos e mexer com alguma frequência de forma a não pegar ao tacho.

5. Finalmente, deve desligar o fogão e juntar o preparado com o macarrão (ou esparguete) previamente cozido. Para enfeitar, deve polvilhar com queijo ralado. Sugestão: pode também enfeitar o prato com salsinha picada.

Nota: esta receita de massa em Portugal é chamada de esparguete à bolonhesa e no Brasil chama-se macarrão a bolonhesa, mas é preparada da mesma forma. O macarrão é uma massa que se presta muito a ser combinada com molhos. As receitas de esparguete ou receitas de macarrão combinam muito bem com carne de porco, com carne de vaca ou com frango. As massas ligam muito bem com acompanhamentos, mas também podem fazer parte de sopas e de sobremesas, tudo depende do gosto de cada um. As receitas com esparguete são receitas fáceis de fazer e ficam prontas em pouco tempo, pois cozem rapidamente. A comida italiana è uma boa solução para quem é apreciador de pratos com massa, com tomate ou com ervas aromáticas pois estes são alguns dos ingredientes habituais em pratos italianos. As receitas de macarrão fazem parte da cozinha tradicional brasileira e são apreciadas por muitos gourmets. A maioria das receitas com massa devem ser cozinhadas “al dente”, ou seja, um macarrão al dente é um macarrão não demasiado cozido, quando está no ponto; se ficar mole já passou do tempo de cozedura. Aquele termo italiano refere-se ao ponto de cozimento das massas e hortaliças, as quais não devem estar muito moles quando se estiver a trincar.

Leave a Reply