Receita de crepes doces

Esta é uma receita fácil de fazer sendo adequada para dias de festa e lanches com a criançada. Esta receita de crepes tanto serve como sobremesa, como lanche em dias festivos ou para servir num café da manhã ou pequeno almoço mais elaborado ou mais especial, podendo ser servida por exemplo no final de semana quando sobra um tempinho para preparar uma refeição especial. Se quiser poupar tempo, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa líquida que depois vai à frigideira. Quando tiver os crepes feitos, basta usar a sua imaginação para os rechear e decorar antes de servir.

Ingredientes:

90 gramas de manteiga;

200 gramas de farinha;

90 gramas de açúcar;

4 decilitros de leite;

6 ovos;

4 gemas;

Raspa de limão.

Como fazer crepes doces para uma boa receita de sobremesa:

1. Esta receita é rápida de fazer se optar por colocar todos os ingredientes no liquidificador. Dica: pode aproveitar as claras do ovo que sobram para fazer bolos ou pudins como o pudim molotov.

2. Utilize uma frigideira com superfície anti-aderente e unte-a com manteiga, mas sem usar manteiga em excesso. Deixe aquecer e coloque uma concha de massa na frigideira por cada crepe. Espalhe bem a massa pelo fundo da frigideira, nem que tenha que retirar a frigideira do fogão e abaná-la suavemente para espalhar a massa. A frigideira tem que ficar coberta de massa para os crepes não terem buracos pelo meio, pois a massa não tem fermento e não cresce. Dica: Se não quer que o crepe fique tipo sola de sapato, nunca coloque demasiada massa num crepe, pois este deve ficar fino e estaladiço. A frigideira deve ficar com o fundo coberto de massa, mas com esta bem espalhada.

3. Depois de cobrir a frigideira com a massa do crepe, deve deixar alourar e depois virar o crepe e deixar alourar novamente. Quando estiver alourado de ambos os lados, retire o crepe com uma espumadeira, escumadeira ou espátula, com algum cuidado de modo a que este não se parta. Dica: deve ter um prato por perto para colocar logo o crepe quando o retirar da frigideira. Tenha também o cuidado de untar a frigideira apenas antes de colocar o primeiro crepe, não volte a untá-la.

4. Vá repetindo a operação de alourar os crepes na frigideira até acabar a massa. Dica: se quiser ser ainda mais rápida a preparar a receita, pode usar duas frigideiras ao mesmo tempo, tem é que estar muito atenta e virar sempre os crepes na altura certa. Quando servir os crepes, barre-os com geleias, doces, compotas de frutas, creme de chocolate, creme de leite, chantilly, gelado de vários sabores, creme de morango, mousse de chocolate ou outros doces de sua preferência, inclusive doces light ou preparados por si e com pouco açúcar. Depois dobre os crepes em quatro partes e estão prontos a comer.

Nota: Esta receita é rápida e fácil de fazer pois nem precisa de ter trabalho a amassar os ingredientes, basta colocá-los no liquidificador e a massa fica pronta. Esta receita é ideal para servir em pequenos-almoços no dia a dia, no final de semana ou em festas de crianças. Os crepes ficam muito estaladiços e macios, são muito fáceis de mastigar, apresentando um ligeiro e agradável paladar a limão resultante da adição das raspas de limão. Além disso, a preparação dos crepes liberta um cheiro maravilhoso pela cozinha, é como se estivesse dentro de uma pastelaria, só o cheiro já abre o apetite e desperta o estômago para a comida que vem a seguir. É um doce ou sobremesa muito adequado para os amantes do uso de imaginação na gastronomia, pois estes crepes podem ficar personalizados e podem ser a estrela de um buffet, visto que podem ser recheados com os mais diversos ingredientes, de acordo com o gosto e a imaginação de cada um. Pode rechear os crepes com calda de chocolate ou de caramelo, com mousse de chocolate, chantilly, geleia de morango, de frutos silvestres ou dos seus frutos favoritos. Uma receita de crepes é um tipo de gastronomia que qualquer um pode apreciar. Quando as pessoas sentirem o cheiro dos crepes acabados de preparar, vão pensar que você tem uma creperie em casa!

Leave a Reply